Dicas de Fotografia

Fotografar partida de futebol

Como fotografar uma partida de futebol: dicas práticas e cuidados essenciais

O futebol é uma paixão – pode-se dizer – mundial, um esporte com o poder de proporcionar emoções e, em determinadas ocasiões, mobilizar um país inteiro em busca de um mesmo objetivo!
Para nós, fotógrafos, porém, futebol vai muito além disso: é um verdadeiro desafio, ao mesmo tempo em que é uma oportunidade mágica, rica em experiência. Isso porque, não é nada fácil captar o momento exato em que a ação ocorre, entre outros pontos.

Em contrapartida, é extremamente satisfatório conseguir captar imagens espontâneas, cheias de expressões e sentimentos, de forma natural… Visto que a espontaneidade está na essência do esporte, que é totalmente imprevisível!

O tema é extenso, mas, abaixo você confere minhas principais dicas sobre como fotografar uma partida de futebol, para que você possa engrenar com sucesso neste fascinante e desafiador universo!

 

Escolha boas lentes e câmera

Antes de qualquer dica sobre como fotografar uma partida de futebol, é essencial saber que você precisará de uma câmera DSLR!
Ela proporciona uma qualidade de fotos de futebol indiscutivelmente melhor, já que a câmera, entre outros pontos, possui todos os controles manuais para que você possa deixar a fotografia exatamente como desejar!

Sim, a escolha da lente é igualmente importante. O ideal é apostar em uma lente com zoom de, no mínimo, 200mm. Pois, fotografando uma partida de futebol, você naturalmente precisará “aproximar muitas cenas”, e todas elas deverão sair perfeitas no quesito qualidade de imagem!

Quanto à abertura, vale lembrar: quanto menor o número, maior é a abertura (passa mais luz). Assim, para fotografar uma partida de futebol, uma lente com f/ 2.8 costuma ser uma ótima opção para você fazer fotos de futebol com a qualidade necessária!

 

Use configurações estratégicas

Lembre-se que ações como as que acontecem numa partida de futebol exigem maior velocidade do obturador. Em relação à luz, avalie o ambiente para, então, definir o ISO (lembrando que, quanto mais precária a luminosidade, maior deverá ser o ISO).

Para fotografar uma partida de futebol, é importantíssimo usar o modo de disparo contínuo de alta velocidade, assim você consegue captar o maior número de fotos de um mesmo ponto de vista.

 

Posicione-se bem

Quando um fotógrafo iniciante chega e me pergunta “como fotografar uma partida de futebol?”, peço para ele refletir: de onde você irá fotografar a partida?

Isso é muito importante, mas, independentemente da resposta, meu conselho é: chegar cedo ao local do jogo e garantir um bom posicionamento.

Vale tomar cuidado para não ficar fotografando uma partida de futebol apenas com foco em um time!

Por mais que, como torcedor, você “tenha um lado” e ainda que se posicione de forma mais estratégica para captar os ataques deste time, a partida de futebol deve ser fotografada em sua totalidade.

Não dá, por exemplo, para “contar a história” de um jogo em que o resultado foi 2 X 1 se você tem imagens apenas dos dois gols do mesmo time!

Outro cuidado essencial é não se posicionar de frente para o sol, pois, por melhor que seja sua câmera, ela dificilmente balanceará toda a luminosidade. A melhor escolha é ficar de costas para ele.

 

Estude o esporte e esteja sempre à frente

Cada esporte tem suas peculiaridades, com ações e expressões que requerem diferentes abordagens. É essencial que o fotógrafo tenha conhecimentos sobre as particularidades de uma partida de futebol para que possa, então, prever alguns movimentos e estar pronto na hora de “capturar o instante certo”.

 

Pense na composição

Parece até estranho falar em composição quando estamos fotografando uma partida de futebol, composta totalmente por movimentos e fotos espontâneas! Mas, fará todo sentido se eu citar alguns exemplos:

– Você fotografará apenas um jogador dominando a bola, ou enquadrará também o jogador adversário que está a pouquíssimos metros, se aproximando para roubar a bola?
– Você fotografará apenas o passe ou o jogador por inteiro, evidenciando suas expressões?
– Você pretende fotografar em pé o jogador (linearmente) ou pretende sentar-se no chão com a proposta de fotografar de baixo para cima, deixando o jogador “maior” (parecendo “mais poderoso”)?
– Na hora em que se espera um gol, focará mais na bola ou na preparação do goleiro?

Claro que uma partida possibilitará cada uma dessas e muitas outras oportunidades de fotos, mas é o que você decide ali no momento que configura a composição da sua imagem (que poderá ser mais ou menos impressionante do que a fotografia de outro profissional)!

 

Foque na emoção (do jogo e da torcida)

É impossível falar de futebol sem citar a emoção que este esporte proporciona. Exatamente por isso, a emoção precisará estar presente em suas fotos de futebol! Parece difícil? Se houver sensibilidade, nem tanto!

Cada passe gera expectativas, cada gol mobiliza o estádio inteiro… Lembre-se que suas fotos estarão contando uma história – a história daquela partida de futebol –, e ela certamente inclui tensão, expectativa, raiva, tristeza, alegria, desânimo e mais uma infinidade de sentimentos!

É fato que um jogador que acaba de fazer um gol vai comemorar, bem como toda a equipe… Acompanhe toda a felicidade que existe neste momento e torne-a ainda mais visível do que aquela que costuma aparecer na televisão!

Além disso, o goleiro que “tomou o gol” certamente mostrará, de alguma maneira, sua frustração, assim como os demais jogadores, o técnico e os torcedores do time adversário. Esteja atento.

Uma dica interessante é aproveitar os momentos em que o jogo está declaradamente “mais parado” para focar na torcida – que, por sua vez, terá pessoas aflitas, esperançosas, desanimadas etc.

Capte expressões que ninguém, antes de você, viu! Detalhes podem fazer a diferença (e, muitas vezes, têm mais valor do que a bola em si em uma partida de futebol).

 

Pratique

Quer se tornar um ótimo fotógrafo de partidas de futebol? Treine! Aproveite “a pelada” dos amigos durante a semana ou o churrasco da turma e peça para fotografar o jogo!

Ali, não “menospreze a ocasião”, mas, sim, aproveite a oportunidade, estudando melhor sua câmera, entendendo na prática os movimentos dos jogadores etc.

 

Vá além do comum

No futebol, não dá para fugir de algumas (poucas) fotos óbvias, mas, todas as outras serão totalmente imprevisíveis! Porém, você já parou para pensar que são exatamente a dificuldade e a imprevisibilidade do esporte que farão dos seus registros únicos?!

Esta é uma área que não permite ensaios, mas que também não permite cópias… Tem a sensibilidade do olhar do fotógrafo como premissa, sendo assim um ótimo espaço para que você desenvolva o seu diferencial, a sua maneira de olhar e registrar o mundo (ainda que dentro de uma partida de futebol)!

Agora você já sabe como fotografar uma partida de futebol… É natural que ainda tenha algumas dúvidas sobre o tema, mas, com certeza, já entendeu que a tarefa exige muito conhecimento técnico, domínio sobre seus equipamentos, agilidade, prática e olhar apurado.

Porém, vale lembrar: fotografar uma partida de futebol é algo que te desafia e que pode “te colocar num outro patamar” como profissional!

Aprenda fotografia sem pagar nada!

Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auctor, nisi elit ipsum, nec sagittis sem nibh id elit.

Posts mais populares

  • Carregando...
>

Faça parte do nosso grupo VIP de fotógrafos